'Roque Santeiro' substitui 'A Viagem' no canal VIVA

Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker, astros de 'Roque Santeiro', exibida originalmente em 1985

Prestes a completar 40 anos, 'Roque Santeiro' vai voltar ao ar!

A novela de Dias Gomes, também escrita por Aguinaldo Silva, é a substituta da terceira reprise de 'A Viagem' no canal VIVA.

Estrelada pelo trio José Wilker, Regina Duarte e Lima Duarte, a obra clássica reestreará no dia 04 de novembro, a partir de 12h15.

É a segunda vez que a trama dirigida será retransmitida pelo canal. A primeira vez foi em 2011 na faixa nobre, à 0h15.

'Roque Santeiro' retratava com maestria uma sátira à exploração política e comercial da fé popular, a novela marcou época apresentando uma cidade fictícia como um microcosmo do Brasil. A cidade é Asa Branca, onde os moradores vivem em função dos supostos milagres de Roque Santeiro (José Wilker), um coroinha e artesão de santos de barro que teria morrido como mártir ao defender a cidade do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro). O falso santo, porém, reaparece em carne e osso 17 anos depois, ameaçando o poder e a riqueza das autoridades locais. Entre os que se sentem ameaçados com a volta de Roque estão o conservador padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura), o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus) – principal explorador da imagem do santo – e o temido fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte), amante da pretensa viúva do santo, a fogosa Porcina (Regina Duarte). Incentivada por Sinhozinho, Porcina – que sequer conhecia Roque – espalhou a mentira de que havia se casado com o santeiro, e acabou se transformando em patrimônio da cidade. Quando conhece Roque, apaixona-se de fato por ele, formando com Sinhozinho e o santo o principal triângulo amoroso da trama.