'Corpo a Corpo': veja a descrição dos personagens da novela, em cartaz no canal VIVA

Glória Menezes e Hugo Carvana interpretaram Tereza e Alfredo em 'Corpo a Corpo'

Veja a descrição dos personagens da novela 'Corpo a Corpo', produzida pela TV Globo e exibida entre 1984 e 1985 no horário nobre da emissora. A trama reapresentada pelo canal VIVA de segunda a sábado na faixa das 14h40 da tarde, tem retransmissão do capítulo do dia na madrugada do dia seguinte, à 0h30.

Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Bassères, e, direção de Dennis Carvalho, Jayme Monjardim e Ricardo Waddington, a obra de 179 capítulos que sucedeu a 'Direito de Amar' (1987) em 24 de junho no canal fechado, pode ser assistida dentro do Globopay através do pacote +Canais.

Osmar Pelegrini (Antônio Fagundes) - Bonitão, simpático, doce. Casado há cerca de 16 anos com Eloá, tem um filho adolescente, Ronaldo. De classe média, é engenheiro, assim como sua mulher. Os dois trabalham na mesma empresa de construção civil, a Fraga Dantas S.A., mas nenhum exerce função especialmente criativa dentro do organograma da firma. Inicialmente, Osmar é e engenheiro-adjunto, cargo ligeiramente superior ao de sua mulher, engenheira-auxiliar. Mas Eloá é profissionalmente mais ligada, talvez mais competente do que o marido, que, para tentar equilibrar a situação financeira instável, está sempre envolvido em biscates. Na parte inicial da narrativa, a ascensão profissional de Eloá deflagrará uma crise afetiva, que pode terminar em separação.

Eloá Pelegrini (Débora Duarte) - Mulher envolvente, um pouco menos doce do que o marido. Na verdade, mais armada, tenta freqüentemente bloquear o seu lado afetuoso. Sente muita força em si própria no campo profissional e acredita que pode crescer na empresa, que considera em fase de pouca audácia e criatividade. ótima esposa e mãe, tem relação bastante madura e carinhosa com seu filho Ronaldo. Mais egoísta do que Osmar, tem uma tendência ao "cada um por si", e, por isso, paga o preço bastante comum aos ambiciosos: é uma mulher geralmente dominada pela ansiedade. Vai transformar-se, pouco a pouco, numa poderosa mulher de negócios, vindo a comprometer bastante a sua relação com a família. No final do primeiro capítulo, para vencer na vida, faz um pacto com uma figura misteriosa. Ao que tudo indica, o demônio.

Ronaldo Pelegrini (Selton Mello) - Filho único de Osmar e Eloá.

Amauri Pelegrini (Stênio Garcia) - Único irmão de Osmar. Os dois não têm pais e moram na mesma rua. Amauri, em um quarto alugado na casa de Zoraide. É técnico especializado numa fábrica de computadores. Misterioso, de poucas palavras, tem um segredo em seu passado. Figura um pouco taciturna, introspectiva, embora atencioso e boa praça. Há anos, foi apaixonado por Lúcia Gouvêia, mulher ambiciosa, que já se encontra em outro escalão social.

Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana) - Self-made-man, empresário inteligente e astuto, tornou-se dono de um grande aglomerado, cujo carro-chefe é a firma de construção Fraga Dantas S.A., onde trabalham diversos personagens da novela. É dominador, severo, autoritário, porém muito ligado aos filhos. Fica viúvo no primeiro capitulo e, logo depois, começa uma nova relação.

Beatriz Fraga Dantas (Malu Mader) - Filha de Alfredo. Estudante de comunicação, séria, aplicada, uma moça moderna, anticonvencional, preocupada com os destinos do mundo. Tem muitos conflitos com o pai, especialmente na segunda fase da novela.

Cláudio Fraga Dantas (Marcos Paulo) - Filho de Alfredo, o preferido do pai. E inquieto, o maldito da família. Não quer o futuro do pai e trabalhar como engenheiro, embora seja formado. Com os revolucionários franceses de 68, Cláudio sabe muito bem o que não quer, mas não sabe o que quer.

Olavo Fraga Dantas (Marcelo Picchi) - O irmão certinho de Cláudio. Medíocre, casado com uma mulher parecida com ele. Os dois fazem tudo para agradar Alfredo, que, na verdade, os despreza. É formado em engenharia, assim como o irmão, e trabalha na empresa Fraga Dantas S.A., fazendo uma boa carreira. É aplicado, mas longe de ser um empresário criativo como o pai, na ocasião em que construiu o seu império.

Margarida "Mag" Meirelles Fraga Dantas (Lília Cabral) - Mulher de Olavo.

Isabel (Giovana Pleck) e Margarete (Daphne Bastos) - Filhas de Olavo e Margarida.

Tereza Fonseca (Glória Menezes) - Enfermeira, bonita, inteligente, boa praça. Viúva, tem uma filha de 17 anos, que cria com grande afeto, sem se preocupar com um segundo casamento. Para cuidar de Cláudio, vai trabalhar na casa de Alfredo e, com seu temperamento doce e firme, pouco a pouco ajuda a resolver os problemas da casa, tornando-se uma pessoa muito importante para todos, encontrando hostilidade apenas em Bia.

Heloísa Fonseca (Isabela Garcia) - Filha de Tereza. Aparentemente dócil, é sonsa e mau-caráter.

Vânia Fonseca (Íris Bruzzi) - Irmã de Tereza, com quem mora. Maquiadora profissional, trabalha num salão de beleza.

Zoraide da Silva Cordovil (Renata Fronzi) - Simpática, extrovertida, aluga quartos na modesta casa onde mora, na, mesma rua de Osmar e Eloá. Foi vedete de teatro de revistas, nos anos 50, quando adotava o nome artístico de Zora Zanini. Tem uma relação quase maternal com Osmar e Amauri.

Giomar da Silva Motta (Eloísa Mafalda) - Irmã de Zoraide. Viúva há muitos anos, morava no Sul e tinha um pequeno negócio. Muda-se para o Rio de Janeiro com o filho, depois que sua casa é destruída por uma enchente em Blumenau. Solta, alegre, boa praça.

Rafael Motta (Lauro Corona) - Filho de Guiomar, sobrinho de Zoraide. Trabalhava numa função burocrática numa fábrica têxtil, em Blumenau. É um artista que não se descobriu. Seus interesses reais estão ligados à arte: música popular e erudita, literatura, poesia, cinema e teatro. Seu ordenado é o único dinheiro certo a entrar em casa. Por isso, ao invés de lutar por seu ideal, aceita as armas da mãe, a obsessão do salário fixo, da carteira assinada. Conhecerá Beatriz Fraga Dantas num curso de datilografia e, daí, surgirão muitos conflitos.

Ângela Mendes Machado (Andréa Beltrão) - Doce, sem grande força de vontade, passiva. Namorava Rafael, em Blumenau, e viaja com ele para o Rio, após perder o pai na enchente. Tem um universo muito reduzido e concentra toda a sua energia na relação com Rafael, que, muito claramente, não a ama, tratando-a como um fardo que precisa carregar com muita resignação.

Sônia Nascimento Rangel (Zezé Motta) - Arquiteta, que não encontrou chances no reduzido mercado de trabalho, sendo obrigada a abrir uma firma de paisagismo. Tenta vencer fazendo jardins, especialmente em edifícios de classe média. É noiva de um jornalista, com quem tem uma boa relação, mas não aquele amor novelesco, que viverá mais tarde.

Jurema Nascimento Rangel - (Ruth de Souza) - Mãe de Sônia. Dona de casa, simpática, afetuosa. Uma doce figura.

Antônio Rangel (Waldir Onofre) - Pai de Sônia, casado com Jurema. Excelente marceneiro, tem oficina em casa. Possui grande orgulho da filha formada em curso superior e muito carinho pela caçula. Seu Rangel é também uma figura doce, querida de todos, e seu casamento com Jurema, dos mais felizes.

Laura Nascimento Rangel (Elaine Neves) - Irmã caçula de Sônia.

Ivan Sarmento (Sérgio Mala) - Bonitão, jornalista, noivo de Sônia.

Raul Monteiro (Flávio Galvão) - Faz primeiro uma participação especial, como a figura misteriosa que ajuda Eloá em sua ascensão profissional. Um homem elegante, sutil, envolvente. Talvez o diabo.

Zeca Maciel (Caíque Ferreira) - Diretor de filmes de publicidade. Charmoso, simpático. Um namorador, por quem todas as meninas se apaixonam, mas que não pretende estabelecer qualquer relação mais profunda. Sua casa é ponto de encontro de gente jovem, que se reúne para ver filmes em cassette, curtir música.

Lúcia Gouveia (Joana Fomm) - Mulher da sociedade sempre viveu em função dos status. Acaba de terminar seu terceiro casamento, com um francês, e chega ao Brasil, após longa ausência, com a filha, Está acostumada a mudar de marido rico, mas não tem um tostão, porque, na verdade, nunca deu sorte. Vai batalhar novo casamento, para ela ou para a filha.

Alice Gouveia (Luiza Tomé) - Filha de Lúcia. Muito tímida, insegura, totalmente dominada pela mãe.

Cristina Werneck (Mila Moreira) - Decoradora, rica, simpática e elegante. Amiga de Lúcia, a quem hospeda no Rio.

Rogério Cerqueira (Odilon Wagner) - Primeiro homem abaixo de Alfredo na diretoria da Fraga Dantas S.A. Muito amigo de Alfredo, vive sempre em sua casa. Participação especial nos primeiros 60 capítulos.

Jalusa Cardoso Hernandez (Rosane Goffman) - Telefonista da Fraga Dantas S.A., é amiga de Eloá e mora na casa de Zoraide.

Virgínia Mercier (Duse Nacaratti) - Secretária de Zeca, trabalha em sua casa. É muito eficiente, louca por Zeca e extremamente moralista.

Palmira Catanhede (Maria Helena Pader) - Funcionária da fábrica onde trabalha Amauri. Separada do marido, mora na casa de Zoraide.

Ricardo Catanhede (Alexandre Garcia) - Filho de Palmira, tem 4 anos.

Odete Paiva Manhães (Zeni Pereira) - Cozinheira da casa de Alfredo. Simpática, doce, tem uma relação muito afetuosa com Cláudio e Bia, para os quais de certa forma, substitui a mãe.

Shirley Neves (Yacaña Martins) - Empregada de Osmar e Eloá.

Wanderley Jardim (Cosme dos Santos) - Copeiro da casa de Alfredo.

Alípio Mazzoni Silva (Massaroca) - Velhinho, ex-palhaço de circo, mora na casa de Zoraide.

Eliete (Joana Rocha) - Empregada da casa de Sônia.

Lourdes Souza (Ângela Avillez) - Arrumadeira da casa de Celina.

Sílvia Abrantes (Cinira Camargo) - Secretária de Rogério.

Cesar (Waldir Sant'Anna) - Motorista de Alfredo.

Horácio (Nilson Accioly) - Amigo de Zeca.

Jardineiro de Alfredo (Paulo Henrique Souto); empregada de Zeca (Célia Guerreiro); diretores da Fraga Dantas (Moacir Prina e Alcides Mello); faxineira da Fraga Dantas (Adelaide Palete); babá de Margarete (Sônia Ayres); arrumadeira de Alfredo (Paula Leal); diretor da Fraga Dantas; engenheiros da Fraga Dantas (Ricardo Cunha, Roberto Marconi e Fernando Carvalho); telefonista da Fraga Dantes (Melise Mala).

Participações especiais nos primeiros capítulos:

Laís Monfort (Bia Seidl) - Namorada de Zeca.

Inspetor Andrade (Ivan Mesquita) - Investigador contratado para descobrir um roubo

Isabel (Joyce Oliveira) - Mulher de Alfredo que falece no primeiro capítulo.

Machado (Turibio Ruiz) - Pai de Ângela.

Luiz (Paschoal Villaboim) - Assistente de Rangel.

Márcia (Ilka Soares - Amiga de Cristina.

Darcy (José Dumont) - Colega de turma de Osmar e mestre de obras.