Globoplay reverencia Gilberto Braga e resgata 'Escrava Isaura' e 'Pátria Minha' em outubro

Lucélia Santos como Isaura em 'Escrava Isaura'; Vera Fischer como Lídia Lapor em 'Pátria Minha'


O autor de grandes novelas Gilberto Braga, falecido em outubro de 2021, será reverenciado pelo Globoplay em outubro deste ano. Duas obras de seu currículo vão retornar no mesmo mês. Tratam-se de 'Escrava Isaura' (1976), estrelada por Lucélia Santos e 'Pátria Minha' (1994), que trazia Vera Fischer em um papel conflituoso.

De acordo com o site Memória Globo, a trama de 'Escrava Isaura' conta a trajetória da a escrava branca Isaura (Lucélia Santos), órfã desde o nascimento, desconhece quem é seu pai. Sabe apenas que a mãe foi uma mulata, mucama da fazenda onde agora reside. Isaura sempre foi amparada por Ester (Beatriz Lyra), sua senhora, que a educou como moça da corte. Sua protetora morre e o filho, Leôncio (Rubens de Falco), se torna o administrador dos bens da família. Apaixonado pela escrava e furioso por não ser correspondido, ele se apodera de sua carta de alforria, deixada pela mãe, e aplica castigos cruéis à moça. A jovem encontra consolo ao descobrir a identidade de seu pai, Miguel (Átila Iório), que decide comprá-la, mas Leôncio não aceita vendê-la. Isaura foge com o pai e assume a identidade de Elvira. Ela conhece o jovem abolicionista Álvaro (Edwin Luisi), mas é desmascarada pelo vilão. No fim da trama, Leôncio se suicida após ter todos os bens arrendados por Álvaro, inclusive Isaura.

Já 'Pátria Minha' é composta por quatro principais histórias. Em primeiro plano está o confronto entre Alice (Cláudia Abreu) e Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Ela é uma estudante idealista, e ele, o dono de um conglomerado de empresas, comprometido com negócios inescrupulosos. A rixa entre os dois começa quando Alice vê Raul demitir brutalmente seu motorista e, ao sair em disparada com o carro, causar um atropelamento. Em um segundo eixo da novela, há a relação entre Alice e sua mãe, Natália (Renata Sorrah). A jovem encontra na mãe uma amiga com quem pode falar abertamente sobre questões relacionadas a seus namoros. No início da trama, Alice namora Nando (Rodrigo Santoro), mas depois se apaixona por Rodrigo (Fábio Assunção). A terceira vertente surge a partir dos questionamentos políticos de Pedro (José Mayer). Ele havia decidido tentar a vida nos Estados Unidos mas, preocupado com a situação de seu país, resolve voltar, enfrentando forte oposição de sua mulher, Ester (Patrícia Pillar). Por último, Pátria Minha destaca a história de Lídia Laport (Vera Fischer), a mãe de Rodrigo, uma socialite falida e ambiciosa.

Essa novela marcou a estreia do ator Fábio Assunção nas telinhas, e tal como 'Vale Tudo' e 'O Dono do Mundo', sucessos anteriores do autor, 'Pátria Minha' abordava questões éticas  e morais de forma contundente.

Além desses títulos, o Globoplay trará a minissérie 'Avenida Paulista', exibida originalmente em 1982 e, também, a novela 'Joia Rara' (2013), que passará pelo processo de remasterização através do projeto Originalidade, conformou adiantou Eric Bretas, o diretor da plataforma.