Elenco de 'Vai na Fé' vibra com texto de Rosane Svartaman e fala sobre identificações com seus personagens

A autora Rosane Svartman

Falta pouco para a estreia de 'Vai na Fé'. A novela criada e escrita por Rosane Svartman ocupa o horário das sete da TV Globo a partir desta segunda-feira (16/1) trazendo uma narrativa contemporânea, com assuntos presentes em nossa sociedade e que dialoga com diversas gerações. O que o público vai achar sobre o enredo, saberemos em breve. Mas o elenco já é um entusiasta desta trama com direção artística de Paulo Silvestrini.

Renata Sorrah conta sobre a sua empolgação logo nas primeiras leituras sobre a novela. "Quando li sobre a trama, eu disse: que novela boa, bem escrita. Quando você lê um capítulo, quer ver o próximo para saber o que acontece...isso me encantou. Falei: eu quero fazer essa novela. Não é fácil fazer a Wilma não. Todos os personagens são muito bons, os assuntos que a novela vai abordar, tudo é muito bom e gostoso de ver. É amorosa e afetiva.", conta Renata, que dará vida à Wilma, mãe e empresária do cantor Lui Lorenzo (José Loreto). Regiane Alves, que será Clara, uma mulher da alta sociedade carioca insegura e que leva uma vida cercada de futilidades, também é só elogios para a autora, "O texto da Rosane é contemporâneo. É bonita a forma como ela apresenta e amplifica os assuntos, fazendo uma inclusão necessária. Me sinto muito feliz por estar participando desse trabalho.", diz a atriz.

Para Luis Lobianco participar da novela é um presente que se deu aos 40 anos e conta por que se interessou pelo projeto, "O conceito de diversidade é muito amplo nesse trabalho. São muitos olhares para contar essa história, na equipe, na preparação. Isso me interessa. Algo popular, que chegue no coração e eduque pela simplicidade e emoção.". Lobianco será Vitinho, produtor musical e compositor dos sucessos de Lui Lorenzo (José Loreto) e divide boa parte de suas cenas com Renata Sorrah e José Loreto. Embora doses de humor estejam presentes nesse núcleo, o ator destaca as muitas camadas desses personagens, outra coisa que o encantou. "Esses personagens têm suas dores, humanidade e a função de colorir a novela, mas são personagens reconhecíveis, isso revela mais um dos talentos da Rosane e da equipe, porque traz familiaridade. Eles parecem nossos amigos.", conta Lobianco.

Segundo Rosane Svartman, as temáticas da novela vêm sendo construídas a muitas mãos, com uma equipe diversa de autores e pesquisadores. "É importante trazer pessoas diferentes, de gerações diferentes para escutar e escrever junto. Não faço sozinha. Somos uma banda onde cada um traz seu instrumento, olhar e ponto de vista. A reunião de bloco é todo mundo junto. Fiz faculdade de cinema, sempre ouvi que cinema se faz em turma e não achei que pudesse transferir isso para a televisão. Mas aprendi que dá sim, e começa na sala de roteiro.”, diz a autora. Para ela, o público também é um termômetro para a evolução da trama. "A novela é obra aberta, a gente vê o que acontece. Eu não escrevo o final. Eu gosto do que falam no Twitter.", revela. "Isso que a novela provoca do passional com o público, acho espetacular. E hoje tem essa amplificação das redes sociais, o nos dá um possível retrato da repercussão da novela em todo o país.", diz a autora.

Falando em redes sociais, Rosane levou para a trama uma influenciadora digital. Guiga, personagem de Mel Maia, é uma jovem estudante de Direito que não sente o menor constrangimento ao fazer publiposts disfarçados ou recomendar produtos de procedência duvidosa. "A Guiga vai ajudar a gente a falar do código moral, de ética, do que é certo e errado.", adianta a autora. Ativa nas redes, Mel Maia enxerga semelhanças suas com a personagem. "Eu acho que o principal ponto que Guiga tem em comum comigo é justamente essa presença nas redes sociais. Estou muito familiarizada com esse meio. Acontece de eu falar no restaurante: "ninguém come que eu tenho que fazer stories primeiro!". Isso ajuda muito na construção da Guiga." diz a atriz. 

José Loreto também identifica similaridades suas com seu personagem, Lui Lorenzo, um cantor pop. "Tenho a música desde os 15 anos na minha vida. Eu toco meu violão, canto, gosto de compor, mas sempre foi muito amador. Fiz música para o nascimento da minha filha, para momentos marcantes, sempre que tenho uma dor escrevo e tento transformar em música. Tenho letras e músicas que resumem minha história.", conta Loreto. Para dar vida ao personagem, o ator resgatou o que aprendeu na preparação para viver Sidney Magal no cinema. "Antes de começar a pandemia, eu ia rodar o filme do Magal e fiquei me preparando por dois anos. O projeto acabou não rolando, mas eu sabia que ia usar essa preparação em algum momento. E agora fiz mais aulas de canto e dança.", diz.

Criada e escrita por Rosane Svartman, com direção artística de Paulo Silvestrini, 'Vai na Fé'' tem direção geral de Cristiano Marques e a direção é de Isabella Teixeira, Juh Almeida, Augusto Lana e Matheus Senra. A obra é escrita com Mário Viana, Pedro Alvarenga, Renata Corrêa, Renata Sofia, Sabrina Rosa e Fabricio Santiago, e a pesquisa é de Paula Teixeira. A produção é de Mariana Pinheiro e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.