Canal VIVA reapresenta 'Bambolê', novela clássica de 1987, a partir desta segunda-feira

Carla Marins, Thaís de Campos e Myrian Rios em 'Bambolê'

A partir desta segunda-feira, dia 28 de novembro, 14h40, o Canal VIVA passará a reapresentar 'Bambolê', novela clássica de 1987, em substituição a 'Pão-Pão, Beijo-Beijo' (1983). Baseada no romance 'Chama e Cinzas,' de Carolina Nabuco, a trama foi escrita por Daniel Más e dirigida por Wolf Maya.

O folhetim contava a vida de Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo), um viúvo, romântico e idealista, que tem uma relação de amizade e um ótimo diálogo com as três filhas, Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins), comportamento nada convencional para o final dos anos 1950. Sua cunhada, Fausta (Joana Fomm), discorda da forma como Álvaro encara a vida e, principalmente, da educação que ele dá às filhas. Arrogante e calculista, ela sonha com bons casamentos para as sobrinhas, o que seria a garantia de um futuro tranquilo. Ana, Yolanda e Cristina ficam divididas entre Álvaro e Fausta, pois têm paixão pelo pai, mas adoram o conforto e a proteção que a tia lhes proporciona. Os conflitos entre Álvaro e Fausta pioram quando ele começa a se envolver com Marta (Susana Vieira), uma mulher desquitada e mãe de dois filhos, Murilo (Maurício Mattar) e Tavinho (Felipe Fonseca).

A produção de 'Bambolê' reproduziu um quarteirão antigo de Ipanema, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, na cidade cenográfica de Guaratiba, na Zona Oeste. Ali foram construídas as residências de Álvaro (Cláudio Marzo) e Marta (Susana Vieira), pontos centrais da história, onde se desenvolve a maior parte da ação. A área de lazer nas redondezas de Ipanema também eram destaques do cenário. O exterior da casa de Fausta (Joana Fomm) foi gravado na Vila Geraldo, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Daniel Más contou com a colaboração de Gilberto Braga e Silvio de Abreu para redigir a sinopse da novela. Segundo o autor, o título 'Bambolê' era uma referência ao brinquedo, muito em moda na época, mas também traduzia bem o jogo de cintura do protagonista da história, Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo). O título cogitado para a novela anteriormente havia sido 'O Jogador'.

Maurício Mattar em 'Bambolê'

A figurinista Helena Brício destaca que o estilo dos anos 1960 inspirou o trabalho de caracterização dos personagens.

A equipe de produção da novela teve o cuidado de reproduzir as embalagens dos produtos de beleza da época, já que a personagem Marta (Susana Vieira) era vendedora de cosméticos. Os acessórios dos cenários, assim como os figurinos e os carros de época, também retratavam com perfeição o glamour do final da década de 50 e da de 60.

Norma Blum interpretou Carmem, esposa do Almirante Osório (Henrique César) e mãe de Luiz Fernando (Paulo Castelli) e Amália (Denise Fraga). Segundo a atriz, sua personagem era meio biruta e, para destacar essa característica, Norma Blum criou uns tiques para ela. A filha copiava os tiques da mãe para demonstrar que estava seguindo o mesmo caminho que ela.

'Bambolê" foi a primeira novela dos atores Guilherme Leme, Denise Fraga e Cláudia Lira na Globo.