Com Susana Vieira em papel marcante, 'Anjo Mau' é a primeira novela em preto-e-branco a ser relançada pelo Globoplay

O Globoplay disponibilizou nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, a primeira versão da novela 'Anjo Mau', exibida entre 02 de fevereiro a 24 de agosto de 1976 no horário de 19h da TV Globo. A história criada por Cassiano Gabus Mendes trazia Susana Vieira como a babá Nice, um dos papeis mais marcantes da carreira desta grande atriz.

Originalmente se chamaria 'Maria ABC', posteriormente ganhou outro título: 'Bicho Papão', um tanto condizente com a sinopse, porém o 'Anjo Mau' prevaleceu. Esta versão dos anos 1970 iria ao ar colorida, mas acabou sendo veiculada em preto-e-branco, a penúltima novela do tipo na faixa. 'Estúpido Cupido', sua sucessora, foi a última apresentada sem cor.

Na trama, Susana Vieira vive Nice, filha adotiva de uma família humilde. Disposta a subir na vida, consegue emprego como babá na mansão dos Medeiros e passa a cortejar Rodrigo (José Wilker), o filho mais velho da família. Determinada, ela resolve conquistá-lo de qualquer maneira e usa de muitas artimanhas para esse fim. Ela descobre que Paula (Vera Gimenez), a noiva de Rodrigo, é apaixonada por Ricardo (Luis Gustavo), seu futuro cunhado, e faz com que Rodrigo descubra a traição e rompa com Paula. Mas o caminho ainda não está totalmente livre para Nice. Rodrigo se encanta por Léa (Renée de Vielmond) e Nice passa a armar intrigas para separar os dois. Maquiavélica, a babá consegue o amor de seu patrão, mas morre no final da trama, durante o parto.


'Anjo Mau' marcou a estreia de Cassiano Gabus Mendes como novelista na Globo, após idealizar na TV Tupi, como diretor artístico, a trama de 'Beto Rockfeller', escrita por Bráulio Pedroso e protagonizada por Luís Gustavo, seu cunhado, em 1968 e considerada um marco na história da teledramaturgia no Brasil. O autor ficou conhecido pela maestria em dosar drama e comédia em tramas de apelo popular.

A novela era ambientada no Rio de Janeiro. As externas fixas foram realizadas em uma casa no Joá – cenário da mansão da família Medeiros – e em uma vila no Jardim Botânico, ambos bairros da zona sul da cidade.

A babá Nice foi a primeira protagonista de Susana Vieira em novelas. Ela foi escolhida para o papel graças ao sucesso de sua personagem Cândida, em 'Escalada' (1975). A atriz revela que, por conta da personagem, chegou a ser agredida por uma vizinha na época em que a novela foi exibida.

Alguns atores estiveram presentes nas duas versões de 'Anjo Mau', como Átila Iório. O ator viveu o mesmo personagem nas duas vezes, sendo que na primeira chamava-se Onias e, na segunda, Josias.

Susana Vieira, a Nice da primeira versão, fez uma participação especial no último capítulo do remake de 'Anjo Mau', como a nova babá contratada pelos Medeiros. Na primeira versão, o mesmo papel ficou com Débora Duarte, também em participação especial.