Primeira versão de 'Gabriela' é cogitada para o Canal VIVA

Sonia Braga interpretou Gabriela


A primeira versão da novela 'Gabriela' vem sendo cogitada para ser reapresentada no Canal VIVA, a partir de 24 de novembro deste ano. A trama de Walter George Durst é candidata a suceder 'Pão-Pão, Beijo-Beijo' (1983), que virá para substituir 'Amor Com Amor Se Paga' (1984) em 16 de maio próximo. A informação é da jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

'Gabriela' foi produzida pela TV Globo e exibida no extinto horário das 22h de 14 de abril a 24 de outubro de 1975 em 132 capítulos, despontando Sonia Braga para o estrelato.

Elizabeth Savalla foi um dos maiores destaques do folhetim. Sua personagem foi a luta das mulheres para se libertarem do jugo patriarcal, representada por meio de recusar-se aceitar um casamento arranjado pelos pais.

Baseada na obra de Jorge Amado, o autor Walter George Durst foi o responsável pelo texto adaptado em formato de telenovela, "Gabriela" enfrenta problemas de direitos autorais que aparentam ser "insolucionáveis". Atualmente, a obra de Jorge Amado é pertencente a produtora Warner Bros. Pictures e, provavelmente para o Canal VIVA reapresentar todos os seus 132 capítulos, teriam que alinhar um acordo para a retransmissão. Vamos torcer para que sim.

A história foi reprisada em duas ocasiões: 29 de janeiro e 4 de maio de 1979, às 22h, ocupando a vaga deixada por 'Sinal de Alerta' (1978), e de 24 de outubro de 1988 a 24 de fevereiro de 1989 o 'Vale a Pena Ver de Novo' reprisou em 90 capítulos.

Em 1961, a TV Tupi exibiu uma versão em formato de telenovela de 'Gabriela', com Janete Vollu, Renato Consorte e Suely Franco, nos respectivos papeis de Gabriela, Nacib e Malvina. Já em 2012, a TV Globo preparou uma nova readaptação para o extinto horário das 23h, com Juliana Paes, Humbrto Martins e Vanessa Giácomo.