"Barriga de Aluguel", a 'polêmica' novela de Gloria Perez, completa 28 anos
Cláudia Abreu, Victor Fasano e Cássia Kis eram Clara, Zeca e Ana |
Um dos maiores clássicos do horário das 18h da TV Globo, "Barriga de Aluguel" comemora 28 anos de estreia, nesta segunda-feira (20). E encontrou alguns percalços em sua trajetória 6 anos antes da estreia, em 1986 para substituir "Roque Santeiro" (1985) às 20h, quando foi concebida por Gloria Perez e, engavetada por ser muito moderna para a época e em sua vaga entrou o remake de "Selva de Pedra".
A novela, que contava a história de um casal que não podia ter filhos e contrata uma moça para alugar a barriga, além de ter sido pensada para ir ao ar 1986, foi outra vez sondada. Iria substituir o sucesso "O Salvador da Pátria", em 1989, mas outra vez teve seu projeto abortado. No lugar desta, a Globo decidiu recorrer a uma adaptação de "Tieta do Agreste", livro de Jorge Amado, com a trama projetada por Aguinaldo Silva, também às 20h. Um outro sucesso!
Apenas em 1990, "Barriga de Aluguel", chamada provisoriamente "Novos Tempos", conseguiu ter sua trama contada nas telinhas, porém quase foi adiada novamente, coisa que graças a mudança de Walter Avancini para o SBT, diretor qual projetaria "Rosa, Se For Menina" às 18h na Globo, não aconteceu. O folhetim ganhou vida e foi projetada, com um elenco já escalado, foi finalmente confirmada e exibida, neste mesmo horário de "Rosa".
Thales Pan Chacon quase foi Zeca, papel que acabou nas mãos do novato Victor Fasano. Cássia Kis, recém-saída da TV Manchete, onde participou do fenômeno "Pantanal" (1990), interpretou Ana, a mãe que não podia engravidar e recorria a mãe de aluguel para seu filho, no caso, a jovem Clara, pensada primeiramente para Gloria Pires, quando ainda era intitulada "Pecado Original" em 1989 e, logo cedida a Cláudia Abreu, vinda de novelas como "Hipertensão" (1986), "O Outro" (1987), "Fera Radical" (1988) e "Que Rei Sou Eu?".
O elenco ainda foi composto por artistas como Humberto Martins, Denise Fraga, Jairo Mattos, Reneé de Vielmond, Adriano Reys, Nicole Puzzi, Leonardo Villar, Lady Francisco, Daniella Perez, Eri Johnson, Sura Berditchevsky, Beatriz Segall, Mário Lago, Tereza Seiblitz e outros.
A música de abertura "Aguenta Coração" foi cantada por José Augusto.
Dirigida por Wolf Maya, diretor que esteve também no elenco como Paulo César, ex-marido de Moema (Lúcia Alves), a obra foi reexibida pelo "Vale a Pena Ver de Novo" com 90 capítulos e no VIVA entre dezembro de 2011 a novembro de 2012 na íntegra, com 243 capítulos, durando este tempo todo devido o atraso de sua sucessora "Salomé" em 1991.